terça-feira, 22 de novembro de 2011

Nossa Experiência através de um breve relato ( Depoimentos)

               Cris

Crislane Quaresma do Bonfim, 21 anos, estudante de Pedagogia do 4º período (2011.2)  pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Adoro crianças, chocolate, chuva, sou bem eclética no quesito música, porém adoro Maria Gadú, Ivete, Lenine, Maria Rita, Paula Fernandes, Legião Urbana, entre outros e a música gospel me relaxa, também gosto muito de dançar. Odeio acordar cedo, confesso que tenho preguiça, entretanto adoro ajudar os outros e vê-los sorrir, se divertir, proporcionar momentos de alegria, adoro conhecer pessoas e fazer novas amizades, colegas tenho muitos, amigos pouquissímo, melhores amigos só tenho um DEUS.
Não sou uma boa filha, e não me orgulho disso, boa irmã e amiga quem sabe? Acredito e confio em Deus acima de tudo e de todos, apesar de não me estabilizar espiritualmente e me envergonho disso.
Prezo a  sinceridade acima de tudo, não sou carinhosa, muito menos meiga, mas tenho sentimentos como qualquer outra pessoa. Desculpas, obrigada, com licença e por favor fazem parte do meu vocabulário, falsidade, individualismo, egoísmo, injustiça não fazem parte dele. Pode até demorar mas acabo perdoando, porém não dou a oportunidade de me magoarem duas vezes, já colecionei muitas decepções e isso me fez crescer e perceber as pessoas ao meu redor, de uma certa forma criei um escudo para me defender através da minha personalidade forte, procuro não confiar em ninguém e não criar expectativas sobre as coisas, pessoas e situações. 


Espero terminar meu curso dignamente, sem ter nunca passado por cima de ninguém para conseguir meus objetivos, fazer meus trabalhos da maneira mais ética possível, me tornar uma boa profissional e me empenhar para proporcionar as crianças de amanhã uma educação de qualidade, espero também que a Esperança e a Fé de um  futuro melhor não morram dentro de mim e que o meu lado engraçado, divertido e espontâneo ainda conquiste á muitos e que nunca se abale e nem meu sorriso se apague por esse mundo injusto.

A melhor experiência que já vivênciei

A vida às vezes nos presenteia com oportunidades disfarçadas de momentos, momentos esses em que não sabemos lidar, ou que na hora não reconhecemos. Reclamamos tanto da mesma, de coisas simples e desnecessárias, somos tão ingratos, egoístas e ganânciosos ao ponto de não enxergar o outro, de não enxergar o próximo que está ali do nosso lado estendendo a mão em busca de um abraço, de um carinho, de um sorriso, ou somente de seu silêncio em quanto segura sua mão e com os olhos diz: “Não se preocupe tudo vai dá certo.” E quando esse próximo é uma criança é ainda mais doloroso.

Essa sensação eu pude viver através da intervenção e me questionava o tempo todo, a espécie de Seres Humanos que nos transformamos a que ponto chegamos, por não enxergar a dor do outro, por nos omitir diante de tanto sofrimento, ao ponto de negar ajuda, ajuda essa que pra nós é tão simples, tão pouco, mas que para eles é muito importante.
Nesses três dias de intervenção pude aprender mais que ensinar, foi uma experiência muito edificante e enriquecedora pra minha vida profissional, mas acima de tudo para minha vida pessoal, pois a mesma me trouxe sensações, aromas e até gostos jamais provados ou se quer imaginados. Ter tido esse contato, e construído de certa forma relações com essas crianças, me fez rever alguns conceitos sobre mim, sobre as pessoas, sobre o mundo, sobre a vida. Jamais esquecerei aqueles olhinhos atentos e aqueles sorrisos pequenos no inicio e grandes ao final. As coisas que ouvi no ultimo dia de intervenção (26/11/11) ainda martelam na minha cabeça, espero que esse até logo seja logo mesmo, pois já estou com saudades dos pequeninos (crianças do Hospital Infantil Lucídio Portela). Reconhecendo esse belissímo trabalho parabenizamos a professora Luciana Soares e a todos os seus alunos que participaram, em especial a nossa turma. Missão dada Missão cumprida.





               Luana



Sou Luana, tenho 20 anos, faço o curso de Pedagogia na Universidade Federal do Piauí. Tenho pais maravilhosos que sempre investiram em mim, para que eu pudesse ter um bom futuro. Sou evangélica da Igreja Batista de Alvorada, graças ao meu bom Deus posso dizer que eu e minha casa servimos ao Senhor. Deus me concedeu uma família, amigos e um namorado maravilhoso, eu só tenho a agradecer a Deus por ter colocado essas pessoas em minha vida, pois são elas que tornam os meus dias mais felizes.
Gosto sempre de estar de bem com a vida, e principalmente estar de bem com as pessoas que me cercam. Sou alegre, espontânea, e confesso que às vezes até um pouco exagerada em algumas coisas, exemplo: rir muito alto, falar demais, as vezes até atrapalhando a fala do outro , não gosto de tratar mal as pessoas, me sinto muito mal quando isso acontece. Não sou de brigar, nem de discutir, e às vezes tenho até raiva disso em mim, pois em algumas circunstâncias é preciso que eu me posicione, e eu não consigo.
Não tem coisa melhor para mim do que ver minha família toda reunida, fazendo aquela bagunça, em datas especiais ou em qualquer outro momento, estar com meus amigos, jogando conversa fora, rindo a toa, compartilhando momentos juntos, sejam eles alegres ou tristes, de ir para minha Igreja, e estar em comunhão com todos ali, de estar com o meu amor (Jailson) ........... Todos esses momentos para mim não tem preço!
Como todo ser humano, tenho defeitos e virtudes, luto pela vida, pois acho na luta um meio para atingir a vitória. Vivo por um sonho, amo a liberdade, luto para atingir meus objetivos, tropeço, mas me levanto, pois vejo nos erros uma forte assimilação.
Eu sou assim......
Livre, presa, triste, alegre, persistente, e às vezes por fração de segundos “derrotada”. Sou só sentimentos. Enfim, sempre procuro de cada dia vivido, tirar um aprendizado para levar comigo durante toda vida, pois é vivendo que se aprende.
 
O contato que tive com essas crianças me marcou bastante, foi uma sensação que nunca tinha experimentado, com certeza vai ficar na minha mente e no coração. Ver aquelas crianças lá tão debilitadas, tão carentes, sem falar no brilhinho do olhar de cada uma, quando a gente dava as atividades para elas fazerem, na hora das brincadeiras, as carinhas de felicidade que elas faziam, nossa foi muito gratificante para mim, saber que eu pôde, mesmo que tenha sido pouco, contribuir para alegrar mais um pouco aquelas crianças, para que pelo menos por algumas horas elas esquecessem que estavam em um hospital. Algumas eram mais caladas, já outras apesar da sua debilitação, eram alegres e tinha aquele brilho contagiante. E isso me fez refletir sobre o quanto reclamamos da vida, murmuramos, por motivos tão fúteis, e aquelas crianças que passam boa parte do seu tempo naquele hospital, em nenhum momento murmuravam. Toda essa experiência, esse contato que eu tive com eles foi um exemplo de vida para mim.



         Maria

Maria da Conceição Pires. Sou natural de Barras - PI, curso Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Piauí - UFPI. Gosto de estudar, de jogar conversa fora, quando tenho um tempinho livre, gosto de andar de bicicleta e amo viajar. Não sou afeita às injustiças. Decepcionar-me com  pessoas em quem confio, é decepção dupla... Não suporto ser passiva diante vida ou das situações que de alguma forma me incomodam. Essa postura que em mim é nata,se é que assim posso dizem, já que sou resultado das interações com o outro, por vezes acabo sendo mal interpretada. Além disso,  há que diga  que tenho uma postura formal, não sei se assim encarando como pedantismo, que garanto não ser,  rendem algumas críticas, talvez pela forma que me posiciono e pelo o meu comportamento,  pois costumo ser cautelosa em expor meus sentimentos, e não é que eles inexistam .
Enfim, sou uma pessoa como qualquer outra, como você, com minhas inseguranças, medos, sonhos desejos e com uma fragilidade e sensilidade que só os que de fato  me conhece são capazes de perceber. Entretanto, para os que não  se derem a oportunidade de me conhecer melhor, será essa visão que terão de mim. No mais, espero concluir meu curso com êxito e ser bem sucedida naquilo que me propuser a fazer, sobretudo ajudando aqules que de fato precisam. 


Desenvolver atividades no Hospital Infantil, com aquelas crianças foi para mim uma explosão de sensações... Com elas foi possível, brincarmos, sorrirmos e em alguns momentos nos fazermos de fortes, afinal estamos lá para tentar, pelos menos naquele momento, fazer com que a vida se parecesse menos pesada, mas teve momento que isso ficou difícil... Fazer uma criança saudável sorrir não requer muito esforço, difícil é envolver uma criança frágil,  enferma e ainda assim arrancar-lhe um sorriso, isso não tem preço.

Essa experiência foi, sem dúvida, de muita valia para minha vida, enquanto pessoa e também enquanto profissional que logo a pouco serei.


Se o que somos enquanto sujeitos é o resultado da interação no e com o outro, é provável que a cada findar do dia já não mais sejamos  os mesmos...


   Nayara



     Posso dizer que os momentos que passamos juntos no hospital foram marcantes para minha vida.
Foi uma experiência muito prazerosa e que eu vou guardar comigo no coração para sempre. Cada uma das crianças fez toda a diferença para que aprendêssemos que a vida é única e que apesar das dificuldades deve ser aproveitado o máximo.  Elas nos ensinaram também que muitas vezes reclamamos dos nossos problemas sem nos dar conta de que são insignificantes comparando com a realidade que eles sofrem.
   Foram momentos importantíssimos para minha formação tanto pessoal como profissional .Com certeza o sentimento de saudade prevalecerá mais a vontade de que cada um saia e se recupere será melhor ainda







Thamires Bezerra Saboia, estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, nascida em abril de 1991. Uma pessoa sem muitas palavras, e exposição pessoal. Nos momentos de prazer e bem-estar procura sempre estar com a família e amigos, coisas que alega total importância. Gosta de ler, tocar, analisar e escrever sobre musicas e sobre as experiências de vida própria.

Nossas experiências de vida só são significativas quando vivemos algo, construímos tal significância, que só nós mesmos somos capazes de ver e sentir, vivenciando e aprendendo. ---> A todas as crianças do Hospital Infantil Lucídio Portela, que são exemplos de vida e superação... Obrigada por me fazer perceber que a vida é bem mais que esse mundo hipócrita e medíocre em que vivemos.





 Juliana

Juliana Mota, moro em Teresina - PI, sou estudante do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Piauí.

Participar das intervenções foi muito gratificante para mim.Tive a oportunidade de conhecer crianças maravilhosas e felizes, apesar de seus problemas de saúde. Isso me fez refletir sobre o valor da vida, reconhecer que todos os problemas são superáveis e mesmo diante de diversos obstáculos devemos trabalhar a nossa fé, esperança e agradecermos à Deus  por mais um dia de vida. Essa experiência contribuiu bastante para meu crescimento pessoal e profissional.
  Ás vezes nos deparamos com problemas e acreditamos que eles são maiores do que nossas forças e é diante de situações como essas, que pescebemos como estávamos enganados. Parabenizo à professora Luciana por esse belíssimo trabalho e à todos que direta ou indiretamente contribuiram para tornar os dias daquelas crianças, mais felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário