sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A primeira turma a gente nunca esquece



Hoje, 02 de dezembro de 2011 me dei conta do fim de uma experiência de 10 meses, experiência essa que me fez crescer em relação a minha auto aprendizagem e ao meu curso.
Hoje foi o ultimo dia de aula na escola em que sou estagiaria e em meio á tanta festa, alegria, presentes e lágrimas de despedidas, pude rever em fração de segundos todos os momentos que passei ao lado daqueles que realmente me ensinaram os meus pequeninos, os meus alunos do 1º ano A – tarde.


Minha história na Escola Dom Bosco começo no dia 31 de janeiro de 2011, embora um pouco assustada com a nova experiência, encarei tal desafio, logo na primeira semana a surpresa de que teria que assumir a turma sozinha por uma semana, já que a professora titular teria que se afastar por problemas pessoais. Me vi em um momento muito delicado, até porque nunca tinha estagiado antes, era minha primeira vez, e em uma escola em que não conhecia o sistema, a rotina e as crianças. E as crianças? Apesar do apoio da escola e da ajuda das demais professoras, nunca havia dado aula para crianças de 5 e 6 anos, tão pequenos, tão frágeis e ao mesmo tempo tão espertos e ativos sedentos por conhecimento. Quando a sexta feira chegou agradeci a Deus por ter ocorrido tudo bem naquela semana tão conturbada e confusa pra mim. Logo em seguida percebi que não seria fácil, que muitos obstáculos, desafios, problemas surgiriam e que eu teria que está preparada para vencê-los. Dito e feito encaramos (eu e a professora titular) muitos obstáculos e desafios, mas felizmente encaramos – os e passamos por todos e ao final fomos vitoriosas.
Trabalhei muito nesse ano, de certa forma tive ate que deixar de lado o curso, a família e os amigos, sendo cobrada muitas vezes por isso, mas havia assumido um compromisso e tinha que cumpri-los. Apesar de tanto trabalho aprendi muito, não só com a escola, com a professora Fábia Monteiro, mas também com os alunos.
Palavras não descrevem tudo que senti, aprendi e vive, na Escola Dom Bosco e principalmente com a turma do 1º ano A – tarde, pois de certa forma a nossa sala era como se fosse nossa segunda casa, já que nela compartilhamos diversos aromas, gostos, sensações, momentos. O convívio quase que diário me ajudou a me conhecer melhor e a descobrir sentimentos quase que desconhecidos.
Tal experiência levarei comigo não só para minha vida profissional, mas principalmente para minha vida pessoal, afinal é difícil esquecer a nossa primeira turma.
Deixo registrado o meu agradecimento a Deus pela a minha primeira oportunidade ter sido maravilhosa, a minha amiga da UFPI por ter me indicado a escola, a tia Aldinha Veloso pelo belíssimo trabalho com a Escola Dom Bosco por me fazer enxergar que arte de lecionar ultrapassa os livros, que a educação está no olhar, no carinho, no simples gesto, em cada brincadeira, em cada segundo de alegria compartilhado com nossos alunos, a tia Bete coordenadora pelo o apoio, a tia Nil por todos os conselhos, toques e ajudas durante esses 10 meses, a minha professora titular Fábia Monteiro, pelas dicas, por me ensinar a forma mais divertida e lúdica de lecionar e  em especial aos meus alunos Aninha, Ana Lígia, Antônio, Arthur, Chris, Hugo, Bely, Isa, João, Gadelha Neto, Lulu, Luquinhas, Manu, Maria Clara, Maria Laura (saiu da escola em agosto, para morar em outro estado), Maria Luisa Diniz, Maria Luisa Noronha, Serginho (mudou em agosto para o turno da manhã), Matheus e Théo (saiu da escola em agosto, para morar em outra cidade) .







Vídeo: Dança das professoras para comemorar o dia da criança com a música Super fantástico do Balão Mágico, e em seguida uma homengem feita pelas alunas para os professores com a música Anjos da guarda de Leci Brandão.




Crislane Quaresma do Bonfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário